TUDO O QUE ACONTECE POR BENITO NEIVA JR

TUDO O QUE ACONTECE

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Uma grande festa para comemorar os 401 anos de São Luís

Para comemorar os 401 anos da capital maranhense, a Prefeitura de São Luís, mais uma vez priorizando o diálogo e parceria com a sociedade civil e outras instituições, organizou uma vasta programação com exposições, apresentações de shows artísticos, culturais e religiosos, oficinas, campeonatos e maratonas, passeios ciclísticos e muito mais. As atividades vão movimentar toda a cidade a partir da próxima quarta-feira (04). 
Com o tema “Parabéns São Luís. Orgulho de todos nós”, campanha realizada em parceria com o Governo do Estado, a programação do aniversário contará com mais de 30 atividades que percorrerá diversos bairros da cidade, tendo como palco principal das comemorações a Praça Maria Aragão. A programação completa pode ser acessada no portal da Prefeitura pelo endereço eletrônico: www.saoluis.ma.gov.br.
Na Maria Aragão, as atividades começam logo no dia 04, a partir das 14 horas, com os projetos “Sustentart” e “Estandes Culturais” que permanecem instalados até o domingo (08). O primeiro, uma Feira de Arte e Negócios, será um incentivo às atividades produtoras de artesanato, trabalhos manuais e reciclagem de nossa cidade, fomentando e gerando trabalho e renda, bem como oferecendo espaço alternativo para mostras culturais. Já o “Estandes Culturais” será um espaço destinado para exposições, oficinas em diversas linguagens culturais, além de palestras.
VASTA PROGRAMAÇÃO
A programação artística na Praça Maria Aragão também tem início no dia 04, com o “Clama São Luís”, atividade gospel que congrega louvor e show musical com apresentação de várias bandas e cantores solos. A apresentação vai durar 14 horas, começando às 10h e encerrando à meia noite. Ainda na quarta-feira, será aberta a exposição “Poetas in Memorian”, a partir das 10h no convento das Mercês com apresentação do Coral São João. Também, o espetáculo “História de Upaon Açu” será montado também às 19h, na Praça Benedito Leite, permanecendo em cartaz nos dias 15, 17 e 24 de setembro no Teatro João do Vale.
Já no dia 05, em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro, o show “Vibrações Positivas”, vai reunir de DJs, bandas, cantores de reggae, clubes, radiolas, grupos de danças, produtoras e gravadoras, a partir das 19h.
Na sexta-feira (06), em homenagem ao Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes, logradouros públicos como praças, ruas, feiras, terminais de integração de ônibus, aeroporto, rodoviária e outros, servirão de palco para apresentação da tradicional manifestação maranhense, que vai reunir dezenas de grupos de Tambor de Crioula das 15h a meia-noite, por meio do projeto “Rufô Tambô”.
Na Praça Maria Aragão, o Tambor dos Mestres vai formar formada uma grande roda de Tambor de Crioula, a partir das 19h, com apresentação do Grupo de Percussão Pandeiraço e do Bumba-meu-Boi da Maioba. Ainda no dia 06, a programação segue com a exposição e concurso de fotografias “Um olhar sobre o Centro Histórico”, na Praça Nauro Machado, a partir das 15h e o show Masterclass com a pianista Eudóxia de Barros (SP) na Escola de Música do Estado Lilah Lisboa, às 16h.
 No feriado da Independência, 07 de setembro, os amantes da boa música vão se deliciar com a apresentação de Zé da Velha (RJ), Silvério Pontes (RJ), Flávia Bittencourt e banda Baré de Casco na Feira de Samba & Chorinho, a partir das 17h, na Rua Portugal (Praia Grande), e do Recital de Piano e Violão com Eudóxia de Barros (SP), Turíbio Santos e João Pedro Borges, Sinhôzinho, na Praça Maria Aragão, a partir das 19h.
401 ANOS COM FESTA
No dia 08 de setembro, celebrando os 401 anos de São Luís, a programação tem início a partir das 7 horas com a Corrida La Ravardière, que sai da Praça Pedro II em direção à Praça dos Pescadores (Calhau). A Corrida contará com a participação de Adriano Bastos, oito vezes campeão da Corrida da Disney e com o show Cine Tropical, da dupla Criolina. Também, logo cedo, a partir das 07h30, na Avenida Pedro II, com vistas à comemoração da Semana da Pátria, será realizado o Desfile Cívico-Cultural Estudantil.
A partir das 08 horas, acontece o 1º Campeonato de Skate Longboard do Estado do Maranhão, a 4ª Edição do Projeto Brincando nos Bairros – no bairro do São Cristovão -, a I Taça Cidade de São Luís de Karatê Esportivo, a II Meia Maratona São Luís-São José de Ribamar, e a Copa União de Pedrinhas, no Campo do Maruaí.
Já a partir das 13 horas, será realizado o Circuito Semdel Soul Surf, na Praia do Caolho, válido como 2ª Etapa do Circuito Maranhense de Surf 2013 da ASM. E, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), será realizado o I Troféu São Luis Xplode de Basquetebol. Às 16 horas, a comunidade de ritos e matriz africana fará sua homenagem a São Luís com a tradicional Procissão dos Orixás. O cortejo sairá da Avenida D. Pedro II, com concentração em frente à sede da Prefeitura, e seguirá em direção a Igreja do Desterro, que terá suas escadarias lavadas pelos grupos.
Na Praça Maria Aragão, a partir das 19h, o show “Louvação a São Luís”, vai reunir dezenas de artistas que farão uma verdadeira festa ao aniversário de São Luís. Com a interpretação de vários gêneros musicais, as músicas apresentadas comporão do CD Louvação a São Luís, gravado ao vivo.
PARCERIAS
Com foco na democratização dos espaços e priorizando a inclusão da sociedade civil, a programação de aniversário da cidade conta com a parceria da Fundação Municipal de Cultura (Func), das secretarias municipais de Desporto e Lazer (Semdel), Planejamento (Seplan), Turismo (Setur), Educação (Semed) e de Comunicação (Secom); Comunidade Evangélica; Comissão Integrada do Reggae e Turismo; Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula; Associação Maranhense de Surf; Federação de Karatê Esportivo do Estado do Maranhão; Associação de Longboard do Maranhão; Instituto Educacional Inovar; O Imparcial e; Federação de Umbanda do Estado do Maranhão.

Galeria Trapiche recebe mostra do pesquisador maranhense Talvane Lukat

A Galeria Trapiche Santo Ângelo inicia setembro com mais uma exposição. Desta vez, a memória dos meios de comunicação de massa estará exposta através da “Mostra do Acervo Talvane Lukatto”. A abertura acontece nesta segunda-feira (02), às 19 horas. A mostra reúne o fantástico acervo sobre a história do rádio brasileiro que o radialista e pesquisador Talvane Lukatto conseguiu reunir ao longo de vários anos.
Talvane começou sua paixão pelo rádio aos 11 anos de idade, usando os próprios recursos para aquisição do acervo, que hoje conta com 64 receptores antigos de rádios, 16 mil fitas cassetes com programas de várias partes do Brasil, 50 mil discos de vinil, dois mil adesivos de rádios de vários países, cinco mil DVDs com partidas de futebol, novelas, telejornais, programas eleitorais, minisséries, dentre outros.
O trabalho do radialista já foi divulgado em níveis local, nacional e internacional. O acervo conta com material da Rádio BBC de Londres, Rádio Internacional da China, Jovem Pan (São Paulo), Aparecida AM (Aparecida do Norte- SP), Rio Mar (Manaus), Excelsior (Salvador), dos jornais Folha de São Paulo, Revista Zine (Jornal do Brasil), Revista Aerp (Curitiba), O Estado do Maranhão (São Luís), Jornal Pequeno (São Luís), Jornal O Imparcial (São Luís), TV Difusora (Afiliada SBT - São Luís), TVE (Rio de Janeiro e São Luís), Globo News (Programa Via Brasil) e Canal 20 (TV a cabo – São Luís).
O pesquisador já realizou em São Luís oito exposições de rádios antigos, tendo como temática o passado, o presente e o futuro do rádio brasileiro. Fazendo um passeio por várias épocas, cada uma representada por um receptor de rádio diferente. Em setembro de 2005, Talvane foi homenageado com uma placa comemorativa entregue pelo Sindicato dos Radialistas do Maranhão devido os relevantes serviços prestados ao rádio maranhense.
A Galeria Trapiche, vinculada à Fundação Municipal de Cultura (Func), funciona na Avenida Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande, em frente ao Circo Cultural Nelson Brito. A exposição fica aberta ao público no horário das 14h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 18 de setembro, com entrada gratuita.

MIMO em Olinda

Depois de passar por Paraty e Ouro Preto, o festival MIMO, o maior de música instrumental gratuito no Brasil, chega nesta quinta-feira, dia 05, a Olinda. O pianista Nelson Freire fará o concerto de abertura, dez anos depois de lotar a Igreja da Sé na primeira edição do festival. Já no feriado de 7 de setembro, a festa  na Praça do Carmo ficará sob o comando de dois grandes nomes da MPB: Jards Macalé, que se apresenta com a nova banda Let´s Play Thate Gilberto Gil, acompanhado da jovem Orquestra de Sopros da Pro Arte. O festival conta ainda com concerto de Isaac Karabstchevsky, Richard Galliano, Ibrahim Maalouf, Carlos Malta, Nouvelle Vague,entre outros.  Nesta edição, o festival MIMO em Olinda é apresentado pelo Bradesco, BNDES e Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura. O MIMO conta ainda com patrocínio da TIM.

UFC E A MISSA DA BALADA

Um grupo de amigos resolveram se reunir para encontros onde a palavra de DEUS era a pauta de todas as semanas. Dai, foi criado o UFC (Unidos na Força de Cristo), com isso o grupo de católicos foi tomando grandes proporções, como o grupo tem uma nova forma de se reunir resolveram comemorar os dois anos de fundação com uma missa diferente com o Padre Heitor Moraes e para animar ainda mais a missa foram chamados os músicos Luís Corda e Serginho Carvalho e ainda os Djs Claudinho Polary e Henrique Carvalho. Esse grande encontro de fé irá acontecer na Comunidade Louvor e Adoração na Lagoa da Jansen, quinta 05/09 a partir das 21h.

Passeio Serenata Histórica presenteará turistas com música e teatro

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizará nesta quarta-feira (04), a primeira edição do Projeto Serenata Histórica em 2013, com saída prevista para as 19h, na Praça Benedito Leite, Centro. O projeto tem como objetivo proporcionar aos turistas e comunidade em geral, um passeio diferente pelo Centro Histórico, com música, poesia e história.
O passeio Serenata Histórica contribui de forma significativa para que os turistas conheçam a cidade. Não só os pontos turísticos, mas também os artistas, cultura e a história local. Fugindo do convencional, o evento oferece aos visitantes uma São Luís mais lúdica, através de músicas regionais e do cancioneiro popular nacional, e personagens da história ludovicense, em inserções durante o passeio. Este ano o grupo Tramando Teatro encenará ao estilo commedia dell'arte, com espaço para o improviso e participação de quem acompanha o passeio.
 “Este é um dos projetos mais bem avaliados na Setur. Nele envolvemos toda a poesia do Centro Histórico, numa caminhada ao som de músicas conhecidas da MPB, músicas maranhenses e, quando menos se espera, a história surpreende os visitantes. O Centro Histórico se transforma em um palco de informações e cultura”, explica o secretário de Turismo, Lula Fylho.
 Segundo a coordenadora do Receptivo da Setur, Michelle Kayatt, a escolha do dia 04 de setembro para o lançamento do Serenata Histórica em 2013, teve como objetivo integrar a ação às comemorações dos 401 anos de São Luís. Já que o passeio é um evento conhecido dentro e fora do trade turístico de São Luís.
 “Muitos guias já se organizam nessa época do ano e programam os city tours para coincidirem com as apresentações do Serenata. É uma atividade prazerosa de produzir e participar. Apresentamos várias ruas do Centro Histórico e intercalamos inserções teatrais no decorrer do percurso. História, arte e cultura, um trio maravilhoso para presentear São Luís às vésperas de seus 401 anos”, comentou Michelle Kayatt.
Fonte:ASCOM