TUDO O QUE ACONTECE POR BENITO NEIVA JR

TUDO O QUE ACONTECE

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Inscrições prorrogadas para o TEDx Praça da Alegria na Universidade Ceuma

As inscrições para o TEDx Praça da Alegria foram prorrogadas até o dia 20 de novembro. A Universidade Ceuma convida toda a comunidade acadêmica, alunos, professores e colaboradores, para participar do TEDx Praça da Alegria. O encontro acontecerá durante todo o dia 22 de novembro, no Hotel Luzeiros, das 8h às 19h, com intervalos para almoço e lanche, com 4 pontos de transmissão e streaming de vídeo ao vivo na Universidade Ceuma. Com o tema “Emoções que transformam”, organizado de forma independente, dedicando-se a espalhar ideias inovadoras.
A Instituição disponibilizará os auditórios dos Campi Anil, Cohama e Renascença, auditórios Josué Montello e Expedito Bacelar, para transmitirem, ao vivo, as palestras. Para cada auditório serão escolhidas 100 pessoas, dentre alunos e professores, para assistir ao evento.
Os interessados deverão enviar um e-mail para o endereço ascom@ceuma.br, até a data prorrogada, informando o Campus que desejam participar. Serão selecionadas as 100 primeiras pessoas, para cada Campus. No dia 21 serão divulgados no site da Instituição, os nomes dos escolhidos.
Segundo a responsável geral e organizadora licenciada pelo TED, jornalista Rafaela Marques, o evento é uma novidade para São Luís, pois coloca em pauta temas importantes que nossa cidade não vem discutindo. Destacou também o papel dos parceiros como aliadas nesse projeto, como exemplo a Universidade Ceuma que disponibilizou seus auditórios para transmitir, ao vivo, as palestras aos seus alunos e professores. “Foi muito bom ter recebido esse acolhimento do Ceuma, porque conhecimento é o produto da Instituição e é o que queremos oferecer de livre iniciativa para cidade e para as pessoas.”, afirmou.
Nesse ano, o evento reunirá 17 conferencistas, dentre eles. Terezinha Rêgo, que, há mais de 50 anos pesquisa a flora do Maranhão e desenvolve medicamentos fitoterápicos; e Ubirajara Gomes, que morava há 14 anos nas ruas de Recife, até conseguir ser aprovado em um concurso público, usando para estudar apostilas que encontrava no lixo.
Para conhecer os palestrantes do evento, basta acessar o site http://www.tedxpracadaalegria.com.br/.

UNIVIMA INAUGURA NOVOS POLOS

Novos polos da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) começaram a funcionar, nesta terça-feira (19), em 22 municípios do estado. A aula inaugural foi marcada por solenidade no Palácio dos Leões, com presença da governadora Roseana Sarney e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa. O ato teve transmissão em tempo real, por meio de videoconferência, a estudantes das 99 cidades beneficiadas pela rede.
A governadora Roseana destacou a importância da iniciativa para suprir a demanda gerada pelos empreendimentos que se instalam no estado na atualidade. “Hoje, o Maranhão dá um grande passo no processo de capacitação profissional dos nossos jovens. É preciso que eles se preparem cada vez mais para atender as exigências do mercado de trabalho, que se expande com a implantação de grandes projetos em vários municípios e setores de nossa economia”, destacou a governadora.
Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; de Comunicação Social, Sergio Macedo; o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho; o deputado estadual Raimundo Louro, além de gestores e técnicos da Univima.
Ao todo, 22 mil vagas foram destinadas a jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. Estão sendo oferecidos cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Marketing e Vendas, Auxiliar em Panificação e Cuidador de Idoso, este em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE), nos turnos vespertino e noturno.
Além disso, para os 11 Centros Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas) e o Estaleiro Escola foram disponibilizados os cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Gestão de Pessoas, Auxiliar em Mecânica de Motocicleta, Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Gestão de Pessoas, Auxiliar em Marketing e Vendas, Cuidador de Idosos, Auxiliar de Panificação, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Também há cursos ofertados em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Associação das Quebradeiras de Coco de Itapecuru-Mirim.
Maior cobertura
De acordo com o secretário José Costa, a Univima ampliou sua cobertura para 99 municípios. “Estamos inaugurando, hoje, 177 salas de aula. A nossa meta é fazer com que os alunos recebam certificação profissional e ingressem ao mercado, assegurando, desta forma, emprego e melhoria de renda”.
Agora, estão inseridos à rede da Univima os municípios de Axixá, Anapurus, Benedito Leite, Bom Lugar, Cachoeira Grande, Cantanhede, Fernando Falcão, Fortuna, Guimarães, Humberto de Campos, Jenipapo dos Vieiras, Lago do Junco, Magalhães de Almeida, Monção, Morros, Palmeirândia, Presidente Vargas, Santa Luzia do Paruá, São Francisco do Brejão, São Vicente Ferrer, Turilândia e Urbano Santos.
Segundo ele, apenas em 2011 e 2012, foram capacitados mais de 200 mil pessoas pelo Programa Maranhão Profissional. Em 2013, a previsão é qualificar mais de 140 mil pessoas e superar a marca para o ano que vem. “Em sintonia com a Univima, o Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego também tem dado resultados significativos. Estamos nos aproximando do índice de 30% em empregabilidade. São 9 mil estagiários contratados pelas empresas ao final do período de estágio”, acrescentou.
O secretário de Estado do Trabalho, José Antônio Heluy, comemorou a 1ª posição do estado no ranking nacional em matrículas para formação inicial e continuada. “Atualmente, nós temos maranhenses capacitados e ocupando postos de trabalho nos grandes empreendimentos instalados no Maranhão. O nosso desafio é preparar a juventude e motivá-la para contribuir ainda mais com o crescimento do nosso estado”, disse.
FONTE: SECOM

Judiciário adere à campanha Papai Noel dos Correios

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) aderiram à campanha “Papai Noel dos Correios” – que distribui cartas com pedidos enviados por alunos de escolas públicas ao personagem, que é um dos símbolos mais populares do Natal. As cartas podem ser escolhidas pelos servidores que doarão os respectivos presentes às crianças de baixa renda. 
O Judiciário “adotou” um lote de 110 cartinhas do projeto enviadas por crianças da creche e pré-escola da UEB Luis Augusto Monier Alves, localizada no Bairro Gancharia (Itaqui Bacanga).
As correspondências estão disponíveis na Assessoria de Comunicação da Presidência e da CGJ e poderão também ser distribuídas nos diversos setores do Judiciário aos servidores interessados. A entrega dos presentes poderá ser feita até o dia 13 de dezembro.
Os padrinhos podem substituir os presentes sugeridos pelas crianças, quando sejam de alto valor comercial. “O importante é que o máximo de alunos da escola seja presenteado, para evitar frustrações na data da entrega”, informa a assessora de comunicação dos Correios, Priscila Cardoso.  
Em 2012, magistrados e servidores participaram ativamente da Campanha Papai Noel dos Correios, presenteando alunos da Escola Municipal Justo Jansen (Rua Cândido Ribeiro, Centro), com bicicletas, bonecas, carros, jogos e roupas.
Executada por empregados dos Correios e voluntários, a operação da campanha recebe milhares de cartinhas, as coloca para adoção pela sociedade e faz a distribuição dos presentes ou das cartas-resposta. 
COMO FUNCIONA - As cartinhas são identificadas por um número, sendo importante que os padrinhos entreguem o presente embalado, quando possível, e identificado com o número da cartinha recebida.  Não é permitida a doação de alimentos. A sugestão do projeto é que sejam doados brinquedos, roupas ou material escolar. 
A Campanha Papai Noel dos Correios existe há mais de 20 anos e, além de estimular a solidariedade dos empregados dos Correios e da sociedade, desenvolve a habilidade de redação de carta, de endereçamento, uso do CEP (Código de Endereçamento Postal) e do selo postal. 
PÚBLICO - O público-alvo são crianças da comunidade com até 10 anos, que escreverem diretamente para o Papai Noel; crianças matriculadas na rede pública de ensino desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental (independente da idade), ou que estejam em instituições parceiras com creches, orfanatos, abrigos e núcleos socioeducativos. Todas em situação de vulnerabilidade social. 
Desde 2010, o Papai Noel dos Correios está alinhado a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU: Educação Básica de qualidade para todos. Atualmente, a maioria das cartas são oriundas de um trabalho pedagógico feito em escolas da rede pública, creches, orfanatos, abrigos e núcleos socioeducativos.

OAB/MA promove II Fórum da Advocacia Pública

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/MA) promoveu, dia 13, o II Fórum de Advocacia Pública no Maranhão no auditório da entidade, no Calhau. Durante o encontro, que reuniu advogados, acadêmicos de Direito e professores, foram debatidos o novo Código de Processo Penal e os Juizados Especiais da Fazendo Pública,abordados, respectivamente, pelo professor Alexandre Freire e pelo juiz e professor Fernando Gajardoni.
O encontro foi aberto pelo presidente da OAB/MA, Mário Macieira, que, na ocasião, lembrou da importância do evento criado no primeiro ano de sua gestão em reconhecimento ao papel dos advogados públicos. Na sequência, o vice-presidente da Ordem, Valdênio Caminha, saudou os presentes e destacou ser fundamental a autonomia das procuradorias para que elas se tornem um instrumento importante de combate à corrupção. Valdênio também lembrou bandeiras importantes para a  categoria, defendidas pela OAB, como o pagamento do honorário de sucumbência para o advogado público, previsto no novo CPC. Caminha defendeu, por fim, a necessidade de novos concursos para procuradores e melhor estrutura para a Procuradoria.
A primeira palestra da noite foi proferida pelo professor Alexandre Freire. Ele falou sobre “O novo CPC e a advocacia Pública”, destacando os principais aspectos da nova legislação. Ele lembrou que o atual Código tem 40 anos de vigência, tendo sido pensado para uma sociedade diferente da atual razão pela qual sua reforma é muito importante, embora tenha tido papel relevante à época. Entretanto, na opinião do professor, o projeto atual em discussão apresenta alguns pontos classificados por ele como retrógado e que comprometem a versão inicial debatida pela comissão técnica. Na opinião de Freire, seria melhor a realização de reformas pontuais, setoriais do que a aprovação da proposta atual.
O encontro foi encerrado com a palestra sobre “Os Juizados Especiais da Fazenda Pública: microssistema processual, flexibilidade procedimental e julgamento por equidade” proferida pelo professor doutor Fernando Gajardoni. Ele falou da importância desses Órgãos para dar maior celeridade à justiça brasileira principalmente nas questões menores.
Homenagem - Durante o encontro, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, recebeu homenagem da Associação dos Procuradores do Estado do Maranhão que lhe conferiu uma comenda em reconhecimento ao trabalho que vem realizado à frente da Seccional Maranhense. “Recebo essa homenagem como representante da advocacia maranhense e reafirmo o compromisso da nossa Seccional com as bandeiras dos procuradores”, afirmou.
Compuseram a mesa do II Fórum, além do presidente da OAB/MA, Mário Macieira, do vice-presidente, Valdênio Caminha, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Maranhão e conselheiro federal suplente, Daniel Blume, o diretor da ESA/MA, Rodrigo Lago, os palestrantes Alexandre Freire e Fernando Gajardoni, o procurador do município, Domerval Alves Neto, representando o procurador-geral de São Luís, além do adgovado da União e conselheiro seccional da OAB/MA Ewerton Pacheco e do juiz federal da Seção do Maranhão Newton Ramos. 

Rede Sarah abre processo seletivo para técnico de enfermagem

A rede Sarah de Hospitais de Reabilitação abre inscrições em concurso para 12 vagas de técnico de enfermagem. As inscrições podem ser realizadas no site Rede Sarah, entre 2 e 11 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 70.
Os interessados precisam ter ensino médio completo, curso de técnico de enfermagem e Registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN). As oportunidades são para a Associação das Pioneiras Sociais de Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e São Luís.
A prova objetiva será realizada provavelmente em 9 de fevereiro de 2014, em Belo Horizonte-MG, em local e horário a serem disponibilizados para consulta individual no site a partir do dia 20 de janeiro de 2014. Durante o treinamento, o candidato terá uma bolsa mensal no valor bruto de R$ 2.725,74.
SITE:  
http://www.sarah.br/Cvisual/Sarah/indexRH.htm